47.99999-0787

Algumas fotos históricas de Balneário Camboriú

Fotos históricas
Algumas fotos históricas de Balneário Camboriú


Fotos históricas de Balneário Camboriú 


BARRA NORTE:

Na casa branca à direita, hoje é o Edifício Paraíso, ao lado do Punta del Este. O Marambaia foi inaugurado em 1964 e essa foto é de 1958. Deste ângulo, não é possível ver o Canto da Praia, local de construção do hotel.
Texto: Carlos Alberto Schlup


HOTEL FISCHER
A preservação da história e documentação fotográfica do Hotel Fischer está intimamente relacionada com Balneário Camboriú.

O projeto arquitetônico para o hotel foi encomendado em 1956 ao escritório Püller, de Blumenau, que foi também responsável pela construção, realizada ao longo de 1957. A edificação seguiu padrões construtivos novos para a época, especialmente em relação à verticalização, que ainda era pouco dominada pelas construtoras. A fachada original idealizada pelos arquitetos não agradou à família Fischer e acabou sofrendo alterações, recebendo principalmente uma extensa mansarda na cobertura, referência direta às arquiteturas alemãs.

Por conta das dificuldades estruturais do local escolhido, junto ao hotel, a família Fischer buscou diversas melhorias. Uma dessas obras foi a construção de um extenso muro de arrimo junto à areia da praia, com cerca de 1.500 metros, com aterramento e plantio de árvores. Klaus conta também que o abastecimento de água era feito por caminhões-pipa e a eletricidade era fornecida por um gerador, desligado diariamente às 23h. 




HOTEL MARAMBAIA
construção emblemática da década de 60 marcou a cidade com sua arquitetura arrojada para a época. O prédio redondo fez história.
 

CASA FRENTE MAR na Av. Atlântica

Mais uma foto para os moradores e frequentadores dos anos 90 identificarem o local onde existia essa casa na Avenida Atlântica. Essa casa ficava entre a Rua 3900 e a que antes era considerada a Av. Brasil, a famosa CASA BLANCA.

CASA na esquina da RUA 3600 - FRENTE MAR
Domingo com chuva é dia para lembrar onde ficava essa casa na Avenida Atlântica. O ano é 1991. Ele ficava na esquina com a Rua 3600, onde hoje é o Ed. CATARINA DE ALEXANDRIA. 

 
PONTAL SUL - Atual Barra Sul
Foto do Pontal, nome original da atual Barra Sul. Abaixo à esquerda é possível ver a construção de Ademar Rebelo Linhares, conhecida atualmente por Casa Linhares, onde está localizada a Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Junto à margem esquerda do Rio Camboriú onde hoje existe a Rua 4800, aparece a balsa que fazia a travessia para a Barra, nome que não foi alterado com o passar dos anos. Para se chegar ao local era necessário alternar o trajeto entre a praia e os terrenos da orla, já que não existia um caminho contínuo para se fazer esse percurso. Próximo à primeira ilha ( lado esquerdo ), o manguezal existente ainda não apresentava sinais de ocupação, o que se caracterizou posteriormente com o aterro feito por bombeamento de material retirado do leito do rio.


HISTÓRIAS DE VERANISTA
O casal, Franz e Alice Von Knoublauch, chegou à Praia de Camboriú na década de 1930. Com a intenção de construir uma casa de veraneio, Franz trouxe de Blumenau todo o material de construção e mão-de-obra especializados para o serviço. Uma de suas casas foi construída na Rua 3900, esquina com Avenida Atlântica. Hoje, neste local, encontra-se o Residencial Alice. Os passeios e férias com sua família na praia tornaram-se freqüentes. Sua filha, Annegret, relembra: “Nossa mãe Alice cuidava sempre para que não pegássemos muito sol, afinal, nossa pele era muito branquinha. Lembro, ainda, que existiam alguns pescadores que acabaram ficando amigos da família. Sempre que chegávamos, eles vinham vendendo seu peixinho e conversando com papai. Daquele tempo para cá não consegui parar de visitar a cidade, hoje continuo morando alguns dias em Blumenau e outros aqui”. Na época em que a família Von Knoublauch veraneava na cidade, a praia central não era movimentada, existiam poucas casas e os veranistas costumavam estreitar laços de amizades com os pescadores locais.
Na fotografia é possível observar os irmãos Annegret, Hermann e Hans nas areias da praia se divertindo com a tranqüilidade oferecida na época. Os barracões dos pescadores e as varas onde eram colocadas as redes de pesca para secar eram elementos da paisagem na Praia Central.
A entrevista completa de Annegret Von Knoublauch está no acervo do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.


 
 
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_linkedin.pngredesp_pinterest.pngredesp_instagram.png

Quem Somos

Te ajudo a encontrar o imóvel que você tanto procura!

Fale comigo que eu te ajudo! 
Évilin Fritzke Sdoukos - Creci 31360
contato@penthouseimoveis.com.br

Whatsapp: 47.99999-0787

Contato

  • 47.99999-0787
  • Todos os dias das 8h as 21h

www.penthouseimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias