47.99999-0787

Por que a maioria das ruas foram nomeadas com números?

Organização do Mapa de Balneário Camboriú
Por que a maioria das ruas foram nomeadas com números?

Nova Iorque foi a inspiração para nomear as ruas do Centro por números

O jornalista Silveira Júnior era membro da Academia Catarinense de Letras e foi o responsável por organizar o mapa da cidade durante o governo de Higino Pio. O município foi dividido nos bairros Nações, Estados, Municípios, Pioneiros, Vila Real, Barra e Centro, e as ruas foram nominadas conforme o nome do bairro. A idéia de dividir as ruas do centro em números foi inspirada nas de Nova Iorque.

Hans Wachs era de nacionalidade alemã, veio para Blumenau em 1929, e para a Praia de Camboriú no começo dos anos 1950, com a esposa e as três filhas. Ele criou o primeiro estúdio de fotos da cidade e um dos primeiros restaurantes, o Camarão a Palito. Wachs tirou fotos preciosas da cidade, como nos contou sua filha:

Tirou muitas fotos, nós trabalhamos lá em cima onde hoje é o teleférico, tiramos uma panorâmica lá de cima, panorama da praia toda, lá da igreja da Barra, batemos bastante vistas panorâmicas né, lá do cantão da praia onde é hoje a praia dos amores, lá pra cima.¹

Aos poucos, a infraestrutura local foi melhorando. A primeira farmácia foi inaugurada por Olávio Mafra Cardoso em 1952 e foi, por muito tempo, além das parteiras e benzedeiras, a única opção para o tratamento de doentes na praia. Em 1956, o Restaurante Marilus, que se tornou um dos mais famosos da região, abriu suas portas. E foi nas suas dependências que ocorreu a cerimônia de criação do município de Balneário Camboriú, em 1964.

1 Depoimento de Elza Wachs concedido ao Arquivo Histórico em 05/03/2008.

Fonte: Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú: mais de 50 anos de história.

Sobre a autora: Mariana Schlickmann é doutoranda em História na Universidade do Estado de Santa Catarina, mestra em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UDESC e pesquisadora associada do Instituto Cultural Luisa Mahin.

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_linkedin.pngredesp_pinterest.pngredesp_instagram.png

Quem Somos

Te ajudo a encontrar o imóvel que você tanto procura!

Fale comigo que eu te ajudo! 
Évilin Fritzke Sdoukos - Creci 31360
contato@penthouseimoveis.com.br

Whatsapp: 47.99999-0787

Contato

  • 47.99999-0787
  • Todos os dias das 8h as 21h

www.penthouseimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias